Queijo Ġbejna

Como sempre há algo para dizer e como uma brasileira residente,

aqui em casa nós estamos apenas saboreando o Ġbejna, 

mas eu quero tentar fazê-los e

sentir a essência do preparo da culinária maltesa.

Ġbejna

O queijo maltês Ġbejna é o querido aqui de casa e eu me sinto tão orgulhosa em colocá-lo em meus pratos. Eu não sei quantas variedades de queijos malteses há e sobre a história deles, mas eu acredito que o Ġbejna carrega  identidade e tradição aqui da ilha.

Em uma breve pesquisa pelo Wikipédia e de acordo com os meus conhecimentos de estrangeira residente, aqui a maioria do leite das ovelhas são utilizados para a produção deste queijo. Além do leite, são utilizados o sal e o coalho ( no passado a água do mar era utilizada como o coagulante na produção do Ġbejna ). Eles são vendidos frescos, com pimenta, recheados, etc.

Eu tenho utilizado eles com pasta ( eu gosto de colocar somente 1 unidade em pastas porque ele tem um sabor transformador e único). O San adora com bolachas, torradas, saladas, etc. Eu já tentei eles com café ( 🙂 )

Então? Você poderia escolher um queijo que você acha transformador para o seu paladar e tentar ele em uma pasta. 🙂

A receita do prato que eu preparei é super fácil, simples e rápido além de ser gratificante e não gastar todo o seu tempo na cozinha.

Depois da escolha do tipo,

pasta

comece cozinhando o macarrão.

Enquanto isso, esquente o molho de tomate com azeitonas e corte tomates em pedaços.

Escorra a massa , regue com azeite e coloque em um prato.

Coloque o molho sobre o macarrão, os tomates cortados, alcaparras ( combine-os muito bem e com carinho). Por último coloque o queijo.

Ġbejna

 Vamos lá, tente e transforme a ideia de que uma comida gostosa depende do tempo de preparo. 🙂

 

 

 

 

 

 

 

2 thoughts on “Queijo Ġbejna

  1. Pingback: Maltese pizza | Between seas and about all things

  2. Pingback: Maltese Pumpkin Soup | Between seas and about all things

Leave a Reply

